quarta-feira, 5 de junho de 2013

PROJETO QUIZ: APRENDER GEOGRAFIA ATRAVÉS DO APLICATIVO KGEOGRAPHY LINUX


Projeto desenvolvido pela Professora Gerenciadora Sandra Aparecida Batista e o Professor de Geografia Claudecir Passos de Oliveira com os alunos do 2º e 3º ano EM Regular Noturno da EE Dorcelina de Oliveira Folador com o objetivo de possibilitar a utilização do aplicativo do Programa LINUX Educacional Kgeography na disciplina de Geografia, ensinando mapas, capitais, bandeira e localizações de qualquer parte da Terra. A fim executar o Plano de Ação  das Escolas jurisdicionadas ao NTE de Glória de Dourados-MS. O presente projeto foi realizado em função de alcançar os objetivos propostos que de alguma forma são ligados a uma estratégia de ensino. Analisando o interesse dos alunos por utilizar a tecnologia,  e percebendo o sucesso em trabalhar os aplicativos do programa operacional LINUX, através dos conhecimentos adquiridos nas oficinas oferecidas pela professora da STE, transmitindo conhecimentos e aperfeiçoando os trabalhos na disciplina de geografia. 



TEMA: “Adquirir conhecimentos geográficos através da tecnologia”


2- INTRODUÇÃO

O Projeto “Quiz: Aprender Geografia através do aplicativo KGeography LINUX” será desenvolvido com os alunos do 1º ano C do turno vespertino e 2º ano B do turno noturno da Escola Estadual Dorcelina de Oliveira Folador de Novo Horizonte do Sul/MS. Com o Tema: “Adquirir conhecimentos geográficos através da tecnologia” realizado pelos Professores de Geografia Claudecir Passos de Oliveira e Vilmar Donato dos Santos com apoio da  PROGETEC. O presente projeto irá trabalhar a geografia mundial através do mapa, onde irá apresentar nome, capital e bandeira. No qual os  professores foram preparado através das oficinas oferecidas pelas professoras da STE.

3-JUSTIFICATIVA

Pensando em trabalhar atividades que atraíssem os alunos, sem que precisem utilizar a Internet, o professor resolveu por em ação o que aprendeu nas oficinas sobre como utilizar os aplicativos do sistema operacional LINUX Educacional oferecida pelas professoras da Sala de Tecnologias Educacionais da Escola Estadual Dorcelina de Oliveira Folador.


4 - OBJETIVO GERAL
Desenvolver atividades na STE com a utilização do aplicativo do programa Linux Educacional com os alunos na disciplina de Geografia.







4.1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

. Trabalhar a geografia mundial;
. Utilizar a STE  sem conexão a Internet;
. Adquirir conhecimentos através de atividades diferenciadas.

5-RECURSOS

.Computador;
.Data Show

6- METODOLOGIA

Na STE - Sala de Tecnologias Educacionais os alunos irão abrir o programa KGeography no aplicativo LINUX Educacional, irá aparecer o último mapa utilizado e as opções de exercícios que podem ser realizados com este programa. Irão na opção Navegar mapa onde pode-se clicar livremente em qualquer local do mapa, abrindo uma janela com informações sobre o local escolhido (nome, capital e bandeira) Clicar em uma divisão do mapa o programa escolherá um local e o usuário deverá encontrá-lo no mapa. Adivinhar a divisão por capital o programa perguntará  de que local é a capital. Adivinhar a capital de uma divisão o programa perguntará qual a capital de determinado local. Adivinhar divisão por sua bandeira o programa apresentará uma bandeira e perguntará a quem pertence. Adivinhar a bandeira de uma divisão o programa perguntará qual  bandeira de determinado local. Para todos os tipos de exercícios, os alunos deverão selecionar uma resposta entre quatro e então clicar em aceitar. Sempre que for escolhido o tipo de exercício desejado, o programa pergunta quantas perguntas deverá fazer. Ao final, apresenta uma tabela com as perguntas feitas, as respostas escolhidas pelo aluno e as respostas corretas. Após as atividades realizadas na STE, os alunos irão participar de um Quiz para toda a comunidade escolar com o auxílio do data show. Na qual será feito da seguinte maneira: será feito um sorteio de um aluno, para responder as perguntas que o professor gerenciador irá realizar através do programa KGeography, o aluno terá direito a escolher dois colegas de sala para ser seus ajudantes onde ele terá duas chances, uma de perguntar aos colegas escolhidos por ele e a outra de perguntar a toda a turma da sala. Os alunos escolhidos por ele estarão com um computador disponível com o programa para poder auxiliá-lo. Cada pergunta feita pelo professor gerenciador valerá 10 pontos em um total de 10 perguntas. Se o aluno errar, será substituído por outro, fazendo o mesmo processo do anterior. Vencerá o aluno que fizer o maior número de pontos. Em caso de empate. Retornarão e responderão perguntas alternadas entre eles. Assim que um deles errar será eliminado. O vencedor receberá um prêmio, adquirido com a ajuda da comunidade escolar.



7- CRONOGRAMA
3º ANO “A”
15/03/13
22/03/13
05/04/13
12/04/13
19/04/13
Apresentação
1 h/a
1 h/a
1 h/a
1 h/a



2º ANO “B”
20/03/13
27/03/13
03/04/13
10/04/13
17/04/13
Apresentação
1 h/a
1 h/a
1 h/a
1 h/a



8- CONCLUSÃO

O presente projeto será realizado em função de alcançar os objetivos propostos que de alguma forma são ligados a uma estratégia de ensino. Analisando o interesse dos alunos por utilizar a tecnologia,  e percebendo o sucesso em trabalhar os aplicativos do programa operacional LINUX, através dos conhecimentos adquiridos nas oficinas oferecidas pelas professora da STE. Por meio deste venho transmitir conhecimentos e aperfeiçoar os trabalhos na disciplina de geografia.






9- BIBLIOGRAFIA


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