Projeto desenvolvido
pela Professora Gerenciadora Sandra Aparecida Batista e o Professor de
Geografia Claudecir Passos de Oliveira com os alunos do 2º e 3º ano EM Regular Noturno da EE Dorcelina de Oliveira Folador com o
objetivo de possibilitar a utilização do aplicativo do Programa LINUX
Educacional Kgeography na disciplina de Geografia, ensinando mapas, capitais,
bandeira e localizações de qualquer parte da Terra. A fim executar o Plano de
Ação das Escolas jurisdicionadas ao
NTE de Glória de Dourados-MS. O presente
projeto foi realizado em função de alcançar os objetivos propostos que de
alguma forma são ligados a uma estratégia de ensino. Analisando o interesse dos
alunos por utilizar a tecnologia, e percebendo o sucesso em trabalhar os aplicativos do programa operacional
LINUX, através dos conhecimentos adquiridos nas oficinas oferecidas pela
professora da STE, transmitindo conhecimentos e aperfeiçoando os trabalhos na
disciplina de geografia.
TEMA: “Adquirir
conhecimentos geográficos através da tecnologia”
2-
INTRODUÇÃO
O
Projeto “Quiz: Aprender Geografia através do aplicativo KGeography LINUX” será
desenvolvido com os alunos do 1º ano C do turno vespertino e 2º ano B do turno
noturno da Escola Estadual Dorcelina de Oliveira Folador de Novo Horizonte do
Sul/MS. Com o Tema: “Adquirir conhecimentos geográficos através da tecnologia”
realizado pelos Professores de Geografia Claudecir Passos de Oliveira e Vilmar Donato
dos Santos com apoio da PROGETEC. O
presente projeto irá trabalhar a geografia mundial através do mapa, onde irá
apresentar nome, capital e bandeira. No qual os
professores foram preparado através das oficinas oferecidas pelas
professoras da STE.
3-JUSTIFICATIVA
Pensando
em trabalhar atividades que atraíssem os alunos, sem que precisem utilizar a
Internet, o professor resolveu por em ação o que aprendeu nas oficinas sobre
como utilizar os aplicativos do sistema operacional LINUX Educacional oferecida
pelas professoras da Sala de Tecnologias Educacionais da Escola Estadual
Dorcelina de Oliveira Folador.
4 -
OBJETIVO GERAL
Desenvolver
atividades na STE com a utilização do aplicativo do programa Linux Educacional
com os alunos na disciplina de Geografia.
4.1 -
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
.
Trabalhar a geografia mundial;
.
Utilizar a STE sem conexão a Internet;
.
Adquirir conhecimentos através de atividades diferenciadas.
5-RECURSOS
.Computador;
.Data
Show
6-
METODOLOGIA
Na STE -
Sala de Tecnologias Educacionais os alunos irão abrir o programa KGeography no
aplicativo LINUX Educacional, irá aparecer o último mapa utilizado e as opções
de exercícios que podem ser realizados com este programa. Irão na opção Navegar
mapa onde pode-se clicar livremente em qualquer local do mapa, abrindo uma
janela com informações sobre o local escolhido (nome, capital e bandeira) Clicar
em uma divisão do mapa o programa escolherá um local e o usuário deverá
encontrá-lo no mapa. Adivinhar a divisão por capital o programa
perguntará de que local é a capital. Adivinhar
a capital de uma divisão o programa perguntará qual a capital de
determinado local. Adivinhar divisão por sua bandeira o programa
apresentará uma bandeira e perguntará a quem pertence. Adivinhar a bandeira
de uma divisão o programa perguntará qual
bandeira de determinado local. Para todos os tipos de exercícios, os
alunos deverão selecionar uma resposta entre quatro e então clicar em aceitar.
Sempre que for escolhido o tipo de exercício desejado, o programa pergunta
quantas perguntas deverá fazer. Ao final, apresenta uma tabela com as perguntas
feitas, as respostas escolhidas pelo aluno e as respostas corretas. Após as
atividades realizadas na STE, os alunos irão participar de um Quiz para toda a
comunidade escolar com o auxílio do data show. Na qual será feito da seguinte
maneira: será feito um sorteio de um aluno, para responder as perguntas que o
professor gerenciador irá realizar através do programa KGeography, o aluno terá
direito a escolher dois colegas de sala para ser seus ajudantes onde ele terá
duas chances, uma de perguntar aos colegas escolhidos por ele e a outra de
perguntar a toda a turma da sala. Os alunos escolhidos por ele estarão com um
computador disponível com o programa para poder auxiliá-lo. Cada pergunta feita
pelo professor gerenciador valerá 10 pontos em um total de 10 perguntas. Se o
aluno errar, será substituído por outro, fazendo o mesmo processo do anterior.
Vencerá o aluno que fizer o maior número de pontos. Em caso de empate. Retornarão
e responderão perguntas alternadas entre eles. Assim que um deles errar será
eliminado. O vencedor receberá um prêmio, adquirido com a ajuda da comunidade
escolar.
7-
CRONOGRAMA
3º ANO
“A”
15/03/13
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22/03/13
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05/04/13
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12/04/13
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19/04/13
Apresentação
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1 h/a
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1 h/a
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1 h/a
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1 h/a
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2º ANO
“B”
20/03/13
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27/03/13
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03/04/13
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10/04/13
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17/04/13
Apresentação
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1 h/a
|
1 h/a
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1 h/a
|
1 h/a
|
8-
CONCLUSÃO
O
presente projeto será realizado em função de alcançar os objetivos propostos
que de alguma forma são ligados a uma estratégia de ensino. Analisando o
interesse dos alunos por utilizar a tecnologia,
e percebendo o sucesso em trabalhar os aplicativos do programa
operacional LINUX, através dos conhecimentos adquiridos nas oficinas oferecidas
pelas professora da STE. Por meio deste venho transmitir conhecimentos e
aperfeiçoar os trabalhos na disciplina de geografia.
9-
BIBLIOGRAFIA
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